Seña 2021
Blend
- 50% Cabernet Sauvignon
- 27% Malbec
- 17% Carmenere
- 6% Petit Verdot
Teor Alcoólico
- 14%
Envelhecimento
- 22 meses, sendo:
- 90% em barricas de carvalho francês (70% novas)
- 10% em fudres
Safra 2021
A safra foi excepcional, devido a condições moderadamente frescas que proporcionaram um amadurecimento lento e suave das uvas. A temporada teve uma precipitação média de 282 mm entre maio e outubro, permitindo a recuperação dos aquíferos do vale para a nova estação. A temperatura total acumulada foi de 1.425 DD, um pouco mais fresca que a média histórica, o que favoreceu uma estação de crescimento ideal e lenta. A primavera registrou temperaturas dentro dos níveis históricos, garantindo uma frutificação perfeita. O verão foi ligeiramente mais fresco e nublado que outros anos, com uma chuva refrescante (9 mm) no final de janeiro, assegurando o amadurecimento suave das uvas saudáveis. No final de março, os vinhedos de Seña tiveram dias moderadamente quentes, permitindo que as uvas atingissem a maturação perfeita.
A colheita começou como esperado com o Malbec no final de março até meados de abril. Em seguida, foi colhido o Cabernet Sauvignon nas duas primeiras semanas de abril, coincidindo com o Petit Verdot na segunda e terceira semanas de abril. A colheita foi finalizada com o Carmenere.
A safra de 2021 será lembrada como um ano excepcional com condições ideais, resultando em um vinho vibrante de grande pureza, com alta complexidade aromática, acidez refrescante e taninos finos. Um ano com potencial extraordinário de envelhecimento.
Notas de Degustação
Francisco Baettig, Enólogo (Fevereiro de 2023):
"Seña 2021 apresenta uma bela cor rubi profundo com tons violetas. No nariz, revela notas delicadas de morangos, cassis e pétalas de rosa, com toques de cravo, especiarias e cacau. No paladar, frutas vermelhas e cassis, com nuances de confeitaria e chocolate amargo, proporcionam uma experiência deliciosa, onde a tensão é perfeitamente equilibrada pela acidez suculenta e taninos finos, formando uma espinha dorsal suave e vertical. Este vinho pode ser apreciado por muitos anos."
Origem
- Vale do Aconcágua - Chile
História: O Seña foi criado em 1995 como uma parceria entre Eduardo Chadwick e Robert Mondavi, com o objetivo de criar um vinho que demonstrasse o potencial completo do Chile. Inspirado no estilo bordalês, mas com alma chilena através da variedade Carmenere, cultivada sob princípios biodinâmicos no Vale do Aconcágua